Barbara Gray

Nasceu em Cartum, no Sudão. Iniciou as aulas de ballet aos 5 anos, em Singapura, com Florrie Sinclair, examinadora da Royal Academy of Dance.

Em Inglaterra frequentou a Elmhurst Ballet School, sob a Direcção Artistica de Brigit Espinosa. Prestou provas para os níveis Elementar, Intermédio, Avançado e Solo Seal da RAD. Participou nos ‘Adelène Genée Awards’. Frequentou a Royal Ballet School em Londres onde dançou as Czardas e a Mazurka na produçaõ da ‘Coppélia’, no Covent Garden Theatre. Dançou na Companhia Nacional de Bailado em Lisboa, onde chegou a ser solista. Entre outras, dançou La Valsa (Les Sylphides), Effie (La Sylphide), Pigtails (Baile dos Cadetes) e o pas-de-deux do Festival das Flores de Napoli.

Completou o Professional Dancer’s Teaching Course na Royal Academy of Dance em Londres, obtendo o respectivo diploma em Junho 1981. Trabalhou na Companhia Nacional de Bailado como professora e ensaiadora. Em 1982, quando abriu o Centro de Formação Profissional da CNB, foi convidada para responsável pelos 1º, 2º, 3º e 4º níveis (feminino).

Deu aulas na Escola de Dança Ana Mangericão, na Academia de Dança de Lisboa, e actualmente dá aulas no Dance Etc…, onde prepara alunas para os exames dos Grades e dos Vocationals.